Além de fazer bem para a Alma a Música ajuda no tratamento de algumas doenças. Confira e surpreenda-
- Costa Distribuidora Estética
- 25 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Vivemos uma época na qual o stress está mais presente do que nunca, mas quais são as principais causas?
Por que há mais casos atualmente? O ritmo acelerado ao qual nos submetemos é o principal motivo, que nos deixa com menos possibilidades de aproveitar o pouco tempo livre que nos resta.Muitas vezes sabemos que estamos estressados, mas não sabemos bem o por quê… Normalmente não se trata de apenas uma coisa, mas sim de vários problemas que se acumulam e provocam o stress.


O que podemos fazer para amenizar isto é dedicar diariamente um tempo exclusivo para nós mesmos, a sós, para escutar uma música relaxante em volume baixo, fazer yoga, meditar, relaxar..... Nos desligarmos do mundo por apenas 1 hora para nos preparar para as outras 23 horas de forma ,relaxante,flexível,harmoniosa,compreensiva, tolerante ..... de bem consigo mesmo !!
Que as músicas tem o poder de mexer com nossas emoções a gente já sabe.
Mas você sabia que elas podem ser usadas para tratamento de doenças e são indicadas, inclusive, para amenizar dores físicas?
Música acalma, estimula a memória, alivia dores e ajuda no exercício físico
Ouvir música pode trazer muitos benefícios para a saúde, corpo e mente. Ela tem sido usada, inclusive, por médicos e terapeutas como tratamento.
Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.
Deve ser usada no combate à depressão, ao estresse, à ansiedade; no alívio dos sintomas de doenças como hipertensão e câncer; e no tratamento de pacientes com dores crônicas.
Além disso, funciona como um “remédio” para vários problemas, como mostraram a pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marly Chagas .
Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas – e tem trazido ótimos resultados.
Que tipo de música ajuda os depressivos? música alegre?
O foco não é o humor da pessoa no momento, mas o efeito acumulativo da música com o passar do tempo. Dois tipos de música são usadas.
** Uma para ajudar quem tem depressão de origem cognitiva, que surge a partir da perda de um parente ou do emprego. Nesses casos, são usadas músicas estimulantes para o cérebro.
** No caso de pacientes que sofrem de depressão de longa data, com fundo neurofisiológico, eles precisam de canções mais calmas que ajudam a relaxar o sistema límbico, ligado à emoção, para ajudá-los a sair do estado depressivo.

Em relação à atividade física, a música pode ajudar a embalar o exercício e torná-lo mais fácil e mais prazeroso, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.
Segundo o músico e empresário Alexandre Casa Nova, a música é um estímulo importante para quem se exercita porque disfarça a sensação de fadiga, dor e cansaço e, no lugar, traz um sentimento bom de alegria e motivação, deixando a pessoa mais confortável.
O mesmo acontece com a música para dormir ou acordar. Sons mais graves e lentos, por exemplo, ajudam a pessoa a se desligar das preocupações e, comprovadamente, facilitam o sono e combatem a insônia. Por outro lado, sons animados, energéticos e acelerados são bons durante a manhã para despertar e ajudar a acordar.
Esse vídeo que postei é o que vem me ajudando e muito.
Me deixando mais calma,diminuindo (só um pouquinho,rsrs ) minha ansiedade ..... me trazendo PAZ !!
Feche os olhos, apague as luzes , coloque um fone ..... E bom relaxamento !!!
Seu corpo e Mente agradecem !!
Beijinhos , Cátia Costa
Comments