O QUE SÃO FATORES DE CRESCIMENTO E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A PELE?
- Elizete Garcia - Extratos da Terra
- 8 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Se você acompanha as novidades na área da estética, provavelmente já ouviu falar sobre fatores de crescimento. Os fatores de crescimento são moléculas proteicas produzidas por células do próprio tecido e responsáveis pelo fenômeno conhecido por comunicação celular. E é graças a esta comunicação química que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função ativamente. Por causa de algumas doenças e até pelo próprio envelhecimento, a produção de fatores de crescimento acaba diminuindo e, por consequência, a fisiologia do tecido também.
Essas substâncias são fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais e por isso existem cosméticos que podem auxiliar nessa função. Quando falamos em ativos cosméticos conhecidos como fator de crescimento, falamos de ativos que realizam essa função e melhoram o potencial proliferativo de células progenitoras. Com o uso desses ativos a regeneração celular é estimulada, melhorando todos os estados da pele, como hidratação, envelhecimento, controle da pigmentação e saúde da pele em seu conjunto.
Na pele, os fatores de crescimento e seus peptídeos possuem funções específicas e são responsáveis por:
Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um novo.
Estimular a produção da matriz extracelular (fibras e glicosaminoglicanas) e, dessa forma, promover o preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo).
Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e, dessa forma, revitalizar e nutrir o couro cabeludo.
Aumentar a população de folículos capilares.
E você, já trabalhou com produtos com esses fatores? Em tratamentos profissionais, os fatores de crescimento podem ser usados associados ao microagulhamento, laserterapia, ledterapia ou em técnicas manuais. Vale a pena conhecer!
Comments