A PELE NA MENOPAUSA
- Elizete Garcia - Extratos da Terra
- 10 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

A menopausa é um período importante para toda mulher pois nosso corpo começa a passar por mudanças. A menopausa é o período fisiológico em que os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram e ocorre após a última menstruação da mulher. Antes da definitiva menopausa, a mulher ainda passa pelo climatério, que é o período de transição entre as fases reprodutivas e não reprodutivas, e já nesse momento a mulher começa a sentir as transformações que ocorrem no seu corpo e na sua pele.
A menopausa não tem data marcada, pode ocorrer aos 45 anos, aos 55 anos… Pode iniciar de forma espontânea, cirúrgica, precoce ou tardiamente, o fato é que um dia ela vai chegar e com ela alguns sintomas bastante indesejados. Nesta nova etapa da vida, a mulher vai conviver com a diminuição de produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona, o que gera muitas transformações e que infelizmente possibilita o aparecimento de algumas doenças.
Um dos principais sinais de que a menopausa está chegando é a mudança de comportamento da menstruação ou até a ausência dela. Outro sintoma comum é quando as mulheres identificam ondas de calor intensas e sudorese noturna. A mulher também pode apresentar insônia, ressecamento vaginal, déficit de atenção e memória, perda de massa óssea, mudança no contorno corporal, depressão e maiores riscos de doenças cardiovasculares. Todas essas mudanças trazem efeitos bastante radicais para a pele, como ressecamento, afinamento, presença de rugas, flacidez, sensibilidade de contato e diminuição da resistência.
Falando mais sobre a pele, os sintomas que mais marcantes são:
– Desidratação e ressecamento de toda a pele do corpo, podendo até causar descamação;
– Presença de lesões senis;
– Afinamento e diminuição da elasticidade da pele;
– Presença de telangiectasias, que são aqueles vasos muito finos que aparecem na pele.
Muitas mulheres optam pela reposição hormonal como tratamento, mas é preciso discutir caso a caso com o médico especialista. O tratamento da pele pode ser discutido com um profissional capacitado que tenha uma conduta cosmética adequada. Porém, alguns cuidados e hábitos diários já podem trazer melhoras significativas na qualidade da pele.
Como amenizar os sintomas que a menopausa causa na pele?
Mudanças de hábitos cosméticos diários e tratamento com profissional especialista podem auxiliar e amenizar os sintomas citados. Reunimos algumas dicas e cuidados essenciais para manter a pele saudável neste período de intensas transformações:
– Higienização da pele com emulsões e sabonetes com ativos vegetais que preservem a barreira da pele e não causem nenhum tipo de agressão;
– Tonificação após a higienização com loção rica em ativos hidratantes e livres de álcool. O ato da tonificação pode surpreender nos resultados para a hidratação, pois ela é o primeiro passo para uma pele realmente hidratada;
– Proteção e hidratação logo pela manhã, uso do FPS correto e, principalmente, uso de produtos que façam a reposição das necessidades da pele, em especial na fase lipídica, prejudicada pela menopausa. No caso das peles maduras menopausadas, os produtos devem ser ricos em ativos restauradores;
– Hábitos cosméticos noturnos com produtos nutritivos, revitalizantes com fator de crescimento, ácido hialurônico, reposição lipídica e reparadores cutâneos são fundamentais.
Os cuidados com a pele devem se estender ao corpo. A hidratação corporal e dos pés é indispensável nesta fase tão crítica da vida da mulher.
A Extratos da Terra traz para as mulheres menopausadas ou não cosméticos de alta tecnologia. Alguns produtos que indicamos são:
– Amolié
Nessa fase, ainda mais do que nas outras, foque em cuidar de você e em sentir-se bem e saudável!
Comments